5 dicas para transformar o seu Instagram em uma rede social de sucesso

Você montou um negócio e ele ainda não está no Instagram? Está mais do que na hora de criar uma conta. 

Criada em 2010, o Instagram é a rede social que mais cresce. Atualmente, ela já alcançou a marca de mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo. E se engana quem pensa que ela só serve para tirar selfie, postar vídeos e fotos. A rede virou uma verdadeira ferramenta de vendas, despertando o interesse de grandes marcas como Coca-Cola, Adidas, Nike e caindo no gosto de celebridades e popstars. 

Para criar uma conta é muito fácil. Você pode criar pelo desktop (computador), clicando aqui ou baixando o app pelo Google Play (para celulares Android) ou  App Store (para Iphone). 

O cadastro é feito através de um número de celular ou e-mail. Se você já tiver conta no Facebook, é melhor ainda. Você pode logar direto. 

Prontinho. Sua conta foi criada. Agora vamos transformá-la em uma conta comercial. Por quê? A conta comercial além de mais assertiva (do que o perfil pessoal), o Instagram disponibiliza uma série de dados como: alcance, visitas ao perfil, dados demográficos, impressões, entre outros. Esses dados vão te auxiliar na performance da sua conta, o que, por exemplo, para um anúncio, uma criação de conteúdo, planejamento, é uma mão na roda. 

Para mudar seu perfil para uma conta comercial: 

  1. Acesse seu perfil e toque em
  2. Toque em Configurações
  3. Toque em Conta.
  4. Toque em Mudar para conta comercial.
  5. Recomendamos conectar sua conta comercial a uma Página do Facebook associada à sua empresa. Isso facilitará o uso de todos os recursos disponíveis para as empresas. No momento, somente uma Página do Facebook pode ser conectada à conta comercial.
  6. Adicione detalhes, como a categoria da conta ou da empresa e informações de contato.
  7. Toque em Concluir.

Preencha as informações

Faça uma apresentação  bacana, criativa e com informações relevantes. Só não vale exagerar, hein?

Uma dica é dar uma olhada no perfil dos concorrentes, analisando como eles apresentam as informações; o que você considera importante e até irrelevante para seu perfil. Lembrando que é só para analisar, tá? Nada de copiar. Além de ser plágio, sua conta perde a credibilidade dos seguidores.

Envie convite para pessoas seguirem

Quem disse que divulgação boca a boca só existe offline? Nas redes sociais isso também é comum. Você pode convidar pessoas que você conhece e possui redes sociais (amigos, funcionários, clientes, ex-clientes), como também pode sair adicionando pessoas com interesses específicos. 

Caso você tenha um blog ou site, você pode criar um botão com o símbolo do Instagram para que as pessoas que acessam, possam conhecer a rede social.

Crie Destaques 

Tem uma parte do Instagram chamada Destaque. Você personaliza com artes, deixando mais atrativo, organizado e categorizando suas informações. Exemplo: você pode criar um destaque para contato, outro para produtos, para opinião dos clientes, etc. Tudo vai depender do tipo de produto e serviço seu negócio oferece. 

Não tenho designer, nem sei mexer no Photoshop, como posso criar? Existem alguns sites que oferecem esses destaques totalmente gratuito. Separamos alguns: 

Clique aqui para baixar o destaque do Instagram 1

Clique aqui para baixar o destaque do Instagram 2

Clique aqui para baixar o destaque do Instagram 3

Agora que você já escolheu o modelo que quer trabalhar, a gente vai te ensinar o passo a passo para colocar os destaques. Vamos lá?

  1. Baixe a imagem para seu smartphone e publique a capa no storie
  2. Abra o perfil do Instagram e clique em Novo, localizado no símbolo (+) Destaque
  3. Clique em Avançar 
  4. Dê um nome para o Destaque. Ex.: produtos, contato, eventos, endereço 
  5. Aperte Adicionar e the end. Seus destaques estão prontinhos e seu Instagram muito mais organizado 😉

Lembrando que você pode Editar Capa quantas vezes quiser, centralizando, diminuindo, aumentando e até escolhendo outra imagem. 

Invista em hashtags

Hashtags são tags (palavras-chaves) para identificar seu produto. Através delas, você alcançar um maior número de pessoas interessadas no que você está anunciando, portanto, muito mais assertivo. 

Mas não é bom abusar, hein? Pense sempre que, se você fosse um cliente, como você procuraria o seu produto? A partir daí, pense nas tags. Quer um exemplo? Você está procurando casa, qual a hashtag para isso? #vendasecomprasdeimoveis #imoveisparavender #imoveis. Lembrando que antes da palavra-chave é preciso colocar o (#), sem os parênteses. 

Na internet você acha algumas ferramentas para encontrar as melhores hashtags. Para facilitar, separamos aqui duas: All Hashtag e TagBlender

Publique vídeos

Com essa rotina corrida, as pessoas têm cada dia mais optado por conteúdos audiovisuais do que escritos. Por isso, vale super a pena investir em vídeos para seu stories. Você pode criar vídeos curtos, com 15 segundos ou um pouco mais longos (IGTV). 

Fale com seus seguidores

Por fim e não menos importante, a interação com o público. Fique atento aos comentários nas fotos, nos vídeos e pelo Direct. Evite levar muito tempo sem responder porque isso faz perder a credibilidade e até mesmo uma possível venda. Comentários negativos devem ser avaliados e respondidos de forma atenta e cordialmente – nada de ofender, agredir ou ser invasivo com o seguidor. Isso pega mal!

Faça sempre promoções, sorteios e crie enquetes. Além de movimentar a página, rende bons seguidores, comentários e likes nas fotos. 

E aí, gostou das nossas dicas? Deu para aproveitar bastante? Não esqueça de deixar seu comentário contando sua experiência, tá? 😉 

Até mais!

 

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