fbpx

Aprenda como escolher o melhor frete para o seu e-commerce

O frete é uma das principais preocupações da loja online, isso acontece porque para o produto chegar até o cliente ele precisa atravessar uma etapa importante: o envio.

Pensando nisso, separamos algumas opções de frete para o e-commerce que vão te ajudar a planejar a melhor forma de enviar encomendas.

A importância do frete para e-commerce

O frete é um dos últimos passos do processo de compra do cliente. Justamente por ser a etapa antes da satisfação do consumidor (o momento em que ele recebe o que adquiriu), a entrega tem papel muito importante na experiência do usuário e pode ser determinante para dizer se ele vai ou não voltar a fazer negócio.

Além disso, um frete caro ou muito demorado também pode afastar o consumidor, pois esses são apontados como fatores de grande relevância que levam ao abandono de carrinho. De acordo com o E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 82%, uma das mais elevadas do mundo.

Pensando nisso, se atentar a tópicos como gestão logística eficiente, agilidade do frete para e-commerce e preocupação com a boa experiência de compra do usuário podem ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. 

A agilidade do frete influencia na experiência do cliente

A consultoria americana PwC divulgou na pesquisa Global Consumer Insights que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. Para esses consumidores, a agilidade do frete é um fator determinante para a boa experiência de compra.

De fato, investir na agilidade do frete do seu e-commerce pode ser a mudança que faltava para o seu negócio crescer. Mas como fazer isso? O primeiro passo é analisar os pontos fracos da sua estratégia de frete para e-commerce e os gargalos que devem ser trabalhados.

Você sabe quanto tempo gasta para separar e embalar as encomendas? Esse é um fator que pode impactar no prazo de entrega.

Mais uma dica sobre a agilidade do frete e melhoria da experiência do usuário é preparar-se com antecedência para as datas comemorativas, especialmente aquelas que afetam o nicho no qual seu negócio está inserido. 

Quais são os tipos de frete para e-commerce mais comuns?

Cada transportadora dá nomes especiais aos seus serviços de fretes, de modo a diferenciá-los no mercado. No entanto, percebemos que há tipos de frete em comum na maioria delas, que consideram fatores como velocidade da entrega, nível de fragilidade e de especificidade do produto transportado e área de abrangência da transportadora.

A seguir, listamos os tipos de frete mais comuns nas transportadoras brasileiras.

📌 Frete econômico: É um frete mais barato, porém com um prazo de entrega maior. É um tipo de envio que as lojas virtuais devem oferecer, pois barateiam o custo da entrega. Nos Correios, por exemplo, o frete econômico recebe o nome de PAC. Na Jadlog, há o serviço Jadlog Package e na Azul Cargo Express há a modalidade de envio chamada e-Commerce.

📌 Frete expresso: É uma modalidade de frete de prazo mais curto, mas com custo maior. É importante para o lojista oferecer a opção de entrega expressa, pois muitos consumidores têm urgência em receber seus pedidos, e estão dispostos a pagar mais caro para terem logo em mãos aquilo que compraram. O exemplo mais conhecido de frete expresso é o Sedex, dos Correios. Mas também há serviços como Jadlog Express, da Jadlog, e o Amanhã, da Azul Cargo Express.

Além dos tipos de frete descritos acima, amplamente praticados no e-commerce, temos outros dois conceitos importantes: frete CIF e frete FOB. Eles são mais ligados ao tipo de transação do que a modalidade de entrega em si: 

👉 Frete CIF: a sigla significa Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Trata-se de uma modalidade de transação de frete onde a responsabilidade pelo envio fica a cargo da empresa fornecedora do produto (chamada de embarcador). É a modalidade padrão das vendas no e-commerce e no modelo B2C (empresa para consumidor).

👉 Frete FOB: a sigla quer dizer Free on Board (Livre a Bordo). Essa é uma modalidade de transação onde a responsabilidade pelo envio é do comprador da mercadoria (destinatário). Nesse tipo de frete, o comprador adquire a mercadoria e precisa retirá-la e transportá-la até o seu destino final. O frete FOB é mais usado nas relações entre empresas, chamadas de B2B.

Melhores opções de frete para e-commerce

Os diferentes tipos de frete impactam diretamente no preço final da entrega para o seu cliente, por isso é importante entender cada um e escolher a modalidade mais adequada ao perfil do seu negócio.

Correios

Os Correios é uma empresa conhecida em todo o Brasil, ele atua no envio de encomendas no país há mais de 50 anos e possui alcance nacional e internacional, sendo a preferência de muitos brasileiros como opção de transporte.

O Correios possui uma forma de contratação mais barata que convencional usada é o chamado Correios Fácil, com o contrato os clientes têm acesso a serviços com tarifas reduzidas, pagamento a prazo e ferramentas gratuitas com integração webservice, por exemplo. Soluções de logística, mensagem, certificação digital e marketing são alguns dos serviços disponíveis nesta modalidade de contratação.

Vantagens

Ele tem o valor do frete como aliado ao enviar encomendas, também oferece preços mais baratos, além disso, é uma empresa popular e com credibilidade, gerando confiança principalmente às pessoas que não estão acostumadas a comprar pela internet.

É possível também fazer um contrato com os Correios a partir de um CNPJ e, conforme o volume de encomendas enviadas, conseguir fretes ainda mais em conta.

Entrega por transportadora

As transportadoras são empresas privadas que realizam entregas de encomendas. Neste caso o serviço de frete será terceirizado e você deixará os produtos na mão de uma empresa parceira que cuidará da parte logística.

Vantagens

  • melhores prazos para entregas;
  • uso de sistemas de tecnologia garantindo mais segurança e rastreio preciso;
  • possibilidade de negociação de valores por volume de envios.

Frete Courier

Este é um tipo de frete expresso, ou seja, são entregas muito rápidas enviadas dentro de um prazo muito curto. O Frete Courier pode ser feito através de uma transportadora ou também pelo próprio Correios (Sedex).

Vantagens

  • o prazo de envio é a principal vantagem deste serviço;
  • o cliente pode optar por receber o seu pacote dentro do prazo de 24h;
  • as entregas também podem ser feitas aos finais de semana, deixando ainda mais rápido.

É ótimo para emergências, entregas de documentos e cargas pequenas. De acordo com a necessidade, alguns clientes até preferem pagar um pouco mais caro e ter o produto entregue com essa agilidade.

Kangu

A Kangu é uma multinacional com filiais na Colômbia, México e Brasil que trabalha em parceria com diversas transportadoras para oferecer o melhor frete para e-commerce’s, seus principais serviços são:

  • Postagem de mercadoria em pontos parceiros ou no Correios
  • Retirada de Mercadorias
  • Devolução de Mercadorias

A plataforma de frete também se integra com as principais plataformas de e-commerce do mundo e ERP’s, as principais integrações possíveis são: Magento, Bling, Woocommerce, Prestashop, Loja Integrada, Opencart e Nuvemshop.

Frenet

A Frenet é uma robusta plataforma de fretes para e-commerce que oferece até 56% de desconto em frete com mais de 300 transportadoras integradas, 80 plataformas de e-commerce e mais de 15.000 lojas ativas.

A empresa oferece plano básico gratuito e um plano pago com integração para qualquer transportadora do Brasil, além disso, a plataforma faz indicações de quais as melhores transportadoras para o seu tipo de negócio.

As principais integrações de ERP’s e plataformas de e-commerce são: Bling, Woocoomerce, Duda, Magento, Loja Integrada, Prestashop, Opencart, Nuvemshop, Hub2b e Tiny.

Envio fácil

Ele é um frete do PagSeguro que veio para garantir agilidade, economia e qualidade no envio dos produtos. Veja o que oferece:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo Brasil.

O Envio Fácil permite calcular o frete de acordo com as medidas da mercadoria, assim o cliente não terá surpresas desagradáveis ao se deparar com o valor do envio. Ele é simples, rápido, prático e irá te ajudar com toda a logística de transporte do negócio.

E aí, acha que essa matéria vai te ajudar a alavancar seu negócio? Compartilhe para ajudar outros empreendedores também. Confira outros artigos como esse no Blog da Hit.

Related posts