Aprenda como escolher o melhor frete para o seu e-commerce!

O que você vai ler?

O frete é uma das principais preocupações da loja online, isso acontece porque para o produto chegar até o cliente ele precisa atravessar uma etapa importante: o envio.

Pensando nisso, separamos algumas opções de frete para o e-commerce que vão te ajudar a planejar a melhor forma de enviar encomendas.

 

A importância do frete para e-commerce

O frete é um dos últimos passos do processo de compra do cliente. Justamente por ser a etapa antes da satisfação do consumidor (o momento em que ele recebe o que adquiriu), a entrega tem papel muito importante na experiência do usuário e pode ser determinante para dizer se ele vai ou não voltar a fazer negócio.

Além disso, um frete caro ou muito demorado também pode afastar o consumidor, pois esses são apontados como fatores de grande relevância que levam ao abandono de carrinho. De acordo com o E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 82%, uma das mais elevadas do mundo.

Pensando nisso, se atentar a tópicos como gestão logística eficiente, agilidade do frete para e-commerce e preocupação com a boa experiência de compra do usuário podem ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. 

 

A agilidade do frete influencia na experiência do cliente

A consultoria americana PwC divulgou na pesquisa Global Consumer Insights que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. Para esses consumidores, a agilidade do frete é um fator determinante para a boa experiência de compra.

De fato, investir na agilidade do frete do seu e-commerce pode ser a mudança que faltava para o seu negócio crescer. Mas como fazer isso? O primeiro passo é analisar os pontos fracos da sua estratégia de frete para e-commerce e os gargalos que devem ser trabalhados.

Você sabe quanto tempo gasta para separar e embalar as encomendas? Esse é um fator que pode impactar no prazo de entrega.

Mais uma dica sobre a agilidade do frete e melhoria da experiência do usuário é preparar-se com antecedência para as datas comemorativas, especialmente aquelas que afetam o nicho no qual seu negócio está inserido. 

 

Quais são os tipos de frete para e-commerce mais comuns?

Cada transportadora dá nomes especiais aos seus serviços de fretes, de modo a diferenciá-los no mercado. No entanto, percebemos que há tipos de frete em comum na maioria delas, que consideram fatores como velocidade da entrega, nível de fragilidade e de especificidade do produto transportado e área de abrangência da transportadora.

A seguir, listamos os tipos de frete mais comuns nas transportadoras brasileiras.

 

📌 Frete econômico: É um frete mais barato, porém com um prazo de entrega maior. É um tipo de envio que as lojas virtuais devem oferecer, pois barateiam o custo da entrega. Nos Correios, por exemplo, o frete econômico recebe o nome de PAC. Na Jadlog, há o serviço Jadlog Package e na Azul Cargo Express há a modalidade de envio chamada e-Commerce.

 

📌 Frete expresso: É uma modalidade de frete de prazo mais curto, mas com custo maior. É importante para o lojista oferecer a opção de entrega expressa, pois muitos consumidores têm urgência em receber seus pedidos, e estão dispostos a pagar mais caro para terem logo em mãos aquilo que compraram. O exemplo mais conhecido de frete expresso é o Sedex, dos Correios. Mas também há serviços como Jadlog Express, da Jadlog, e o Amanhã, da Azul Cargo Express.

Além dos tipos de frete descritos acima, amplamente praticados no e-commerce, temos outros dois conceitos importantes: frete CIF e frete FOB. Eles são mais ligados ao tipo de transação do que a modalidade de entrega em si: 

👉 Frete CIF: a sigla significa Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Trata-se de uma modalidade de transação de frete onde a responsabilidade pelo envio fica a cargo da empresa fornecedora do produto (chamada de embarcador). É a modalidade padrão das vendas no e-commerce e no modelo B2C (empresa para consumidor).

👉 Frete FOB: a sigla quer dizer Free on Board (Livre a Bordo). Essa é uma modalidade de transação onde a responsabilidade pelo envio é do comprador da mercadoria (destinatário). Nesse tipo de frete, o comprador adquire a mercadoria e precisa retirá-la e transportá-la até o seu destino final. O frete FOB é mais usado nas relações entre empresas, chamadas de B2B.

 

Melhores opções de frete para e-commerce

Os diferentes tipos de frete impactam diretamente no preço final da entrega para o seu cliente, por isso é importante entender cada um e escolher a modalidade mais adequada ao perfil do seu negócio.

Correios

Os Correios é uma empresa conhecida em todo o Brasil, ele atua no envio de encomendas no país há mais de 50 anos e possui alcance nacional e internacional, sendo a preferência de muitos brasileiros como opção de transporte.

O Correios possui uma forma de contratação mais barata que convencional usada é o chamado Correios Fácil, com o contrato os clientes têm acesso a serviços com tarifas reduzidas, pagamento a prazo e ferramentas gratuitas com integração webservice, por exemplo. Soluções de logística, mensagem, certificação digital e marketing são alguns dos serviços disponíveis nesta modalidade de contratação.

Vantagens

Ele tem o valor do frete como aliado ao enviar encomendas, também oferece preços mais baratos, além disso, é uma empresa popular e com credibilidade, gerando confiança principalmente às pessoas que não estão acostumadas a comprar pela internet.

É possível também fazer um contrato com os Correios a partir de um CNPJ e, conforme o volume de encomendas enviadas, conseguir fretes ainda mais em conta.

Entrega por transportadora

As transportadoras são empresas privadas que realizam entregas de encomendas. Neste caso o serviço de frete será terceirizado e você deixará os produtos na mão de uma empresa parceira que cuidará da parte logística.

Vantagens

  • melhores prazos para entregas;
  • uso de sistemas de tecnologia garantindo mais segurança e rastreio preciso;
  • possibilidade de negociação de valores por volume de envios.

Frete Courier

Este é um tipo de frete expresso, ou seja, são entregas muito rápidas enviadas dentro de um prazo muito curto. O Frete Courier pode ser feito através de uma transportadora ou também pelo próprio Correios (Sedex).

Vantagens

  • o prazo de envio é a principal vantagem deste serviço;
  • o cliente pode optar por receber o seu pacote dentro do prazo de 24h;
  • as entregas também podem ser feitas aos finais de semana, deixando ainda mais rápido.

É ótimo para emergências, entregas de documentos e cargas pequenas. De acordo com a necessidade, alguns clientes até preferem pagar um pouco mais caro e ter o produto entregue com essa agilidade.

Kangu

A Kangu é uma multinacional com filiais na Colômbia, México e Brasil que trabalha em parceria com diversas transportadoras para oferecer o melhor frete para e-commerce’s, seus principais serviços são:

  • Postagem de mercadoria em pontos parceiros ou no Correios
  • Retirada de Mercadorias
  • Devolução de Mercadorias

A plataforma de frete também se integra com as principais plataformas de e-commerce do mundo e ERP’s, as principais integrações possíveis são: Magento, Bling, Woocommerce, Prestashop, Loja Integrada, Opencart e Nuvemshop.

Frenet

A Frenet é uma robusta plataforma de fretes para e-commerce que oferece até 56% de desconto em frete com mais de 300 transportadoras integradas, 80 plataformas de e-commerce e mais de 15.000 lojas ativas.

A empresa oferece plano básico gratuito e um plano pago com integração para qualquer transportadora do Brasil, além disso, a plataforma faz indicações de quais as melhores transportadoras para o seu tipo de negócio.

As principais integrações de ERP’s e plataformas de e-commerce são: Bling, Woocoomerce, Duda, Magento, Loja Integrada, Prestashop, Opencart, Nuvemshop, Hub2b e Tiny.

Envio fácil

Ele é um frete do PagSeguro que veio para garantir agilidade, economia e qualidade no envio dos produtos. Veja o que oferece:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo Brasil.

O Envio Fácil permite calcular o frete conforme as medidas da mercadoria, assim o cliente não terá surpresas desagradáveis ao se deparar com o valor do envio. Ele é simples, rápido, prático e irá te ajudar com toda a logística de transporte do negócio.

 

E aí, acha que essa matéria vai te ajudar a alavancar seu negócio? Compartilhe para ajudar outros empreendedores também. Confira outros artigos como esse no Blog da Hit.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Você também pode gostar!