Muita gente está comentando, inclusive famosos, sobre a tal polêmica do Instagram ocultar o número de likes. Segundo comunicado oficial, a mudança, que é uma versão teste para usuários brasileiros, é uma tentativa de evitar o climinha de discórdia e competição entre seus seguidores. Mas ó, pode ficar despreocupado que não sumiu a opção de curtir fotos e vídeos não, tá? – se você é o dono do perfil, vai continuar vendo as 987654321 curtidas recebidas, porém, esses dados só não ficarão mais visíveis para todos. Ou melhor, as pessoas podem ver quem curtiu, mas não o número exato (a menos que saiam contando de um em um, o que vai dar um trabalhão, né?) Inclusive, essa atualização não está disponível para todas as contas. 

Tá, Mas e aí, como isso funciona pra gente que tem uma conta comercial e usa a rede social para vender? 

Não vai mudar absolutamente nada. As curtidas vão continuar aparecendo na sua conta comercial – só que agora apenas para você,  tudo bonitinho, como manda o figurino. A mesma coisa para anúncios pagos. Quanto aos Digitais Influencers, como são os proprietários da conta, caso você tenha investido no serviço de um para divulgação da sua marca e produto, eles conseguem gerar o relatório com as informações de curtidas, menções, compartilhamentos, blá, blá, blá, normalmente. 

Abaixo, separei a opinião de alguns Digitais Influencers sobre a mudança: 

Ju Mendes @mãedesete

“Não vejo interferência. As marcas irão querer saber do mesmo jeito. E temos como mostrar o engajamento. Amei a ideia, porque as pessoas comparam. E a comparação as mata de ansiedade. Já passei por essa fase e, hoje, não ligo mais [para a quantidade de likes]. Faz tempo que não olho esses números. Meu conteúdo é maior. Que fique quem gosta. Não me interessa quem não curte meu conteúdo.”

Monnike Falcão @monnikefalcão

“Teremos que esperar para ver o que irá rolar. Mas, na minha opinião, não irá mudar muita coisa. Vamos continuar seguindo quem curtimos olifestyle. É até melhor não ter esse número, porque gera menos cobrança nas pessoas.”

Glauber Silva @glauberhsilva

“Não considerei uma estratégia muito boa. No meu ponto de vista, os likes geram evolução. A competição de conteúdo inspira e incentiva público e empresas.”

Então, agora não tem mais isso do número de curtidas influenciar em quem curte. Sendo assim, se o conteúdo já era inovador e criativo, agora tem que ser muuuuito mais. É bom pensar em novas estratégias, nos chamados Gatilhos Mentais, falei até sobre alguns em um outro e-mail, enfim, em uma forma de prender e atrair seus seguidores. Inclusive, é o que sempre comentei aqui na agência, se toda curtida significasse o número de clientes que vai comprar o produto, seria uma maravilha. Mas a gente sabe que na prática não é assim. Curtida é interação, é envolvimento com a publicação e/ou com conteúdo apresentado, mas não necessariamente sinônimo de bons resultados. Ajuda? Ajuda, mas não é tudo! Por isso, um planejamento estratégico de uma campanha bacana; produtos de qualidade, com fotos bem apresentáveis; respostas rápidas e com um tom amigável; preço, etc contam mais que qualquer coisa. Então, está na hora de investir em um bom marketing digital, né? 

E aí, seu Instagram recebeu essa nova atualização, o que você achou da mudança? 🤔

 

 

 

 

 

 

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