Black Friday, seu negócio está preparado?

A Black Friday está chegando! Quando se aproxima o mês de novembro é o momento para você que é lojista e consumidor se preparar.

Se você é empreendedor de e-commerce e ainda não organizou, comece a sua operação para essa que é a maior campanha de vendas. Se antecipe para que tudo esteja em ordem e definido o quanto antes.

O lojista não pode pensar como um consumidor, ele precisa antever todos os desafios na hora de definir sua campanha de vendas, divulgar, organizar o estoque e garantir bons parceiros logísticos.

Sem dúvida, antes de planejar qualquer coisa é importante dispor de um sistema de gestão ERP online, a fim de automatizar os processos e ganhar mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irão colocar seu negócio em destaque.

Confira algumas dicas importantes para deixar seu negócio preparado para a Black Friday:

Planeje com antecedência: A data da Black Friday será em 27 de novembro, e até lá é preciso traçar um cronograma de ações, desde a divulgação na sua loja ou marketplace, gestão do estoque para que não falte ou sobre produtos em estoque e também conexões com bons parceiros logísticos. Não deixe para a última hora, o consumidor de e-commerce tem muitas opções de compra, é preciso ter estratégias certeiras.

Negociar preços com os fornecedores também é uma estratégia que deve ser feita antecipadamente, assim, é possível vender os seus produtos a um preço mais atrativo.

Organizar o estoque é fundamental: Na edição de 2019, o faturamento do varejo virtual na campanha de vendas da Black Friday chegou aos R$11,95 bilhões. Neste ano, com o aquecimento do e-commerce a expectativa é passar deste número, por isso, é importante que o estoque da sua loja esteja abastecido e que, além disso, tenha contato dos fornecedores para programar reposições e novas compras. O ERP também entra como uma ferramenta importante para a registrar os produtos que já tem no estoque, e assim como integrar aos múltiplos canais de venda e manter estoque e produtos disponíveis conectados.

Comunicação com o cliente: De nada adianta ter produtos disponíveis e preços incríveis se não comunicar ao seu cliente. Prepare o seu cliente para a Black Friday através de informações e conteúdos exclusivos, e-mail ou mensagens atentando para a data da promoção e também destacando produtos. Quando a Black Friday chegar, o consumidor vai lembrar do seu negócio antes de buscar por promoções aleatórias.

Aposte também na excelência na comunicação com o cliente para tirar dúvidas, passar informações seja através de chat ou canal aberto para perguntas, dúvidas e estimativa de entrega. Responda rapidamente o consumidor, já que é um momento de grande oferta, ele pode acabar fechando a compra em outro canal.

Quando o cliente é bem atendido, passa a ser uma oportunidade para atrair o cliente e uma possível fidelização a partir desta primeira experiência. Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra pelo canal que escolher.

Prepare a estrutura técnica do negócio: Com o grande acesso ao comércio virtual, muitas vezes o acesso à internet passa a ficar difícil se a velocidade do site não for boa o suficiente.

Prepare esse quesito técnico para garantir que o cliente possa navegar com tranquilidade no seu site e que as visitas gerem conversão em vendas. Os sites devem estar preparados para o tráfego alto tanto no desktop, quanto no mobile.

Venda em marketplaces: Além de vender na sua loja virtual, considere contar com um marketplace. Estar presente em diversos canais de venda, sem dúvida é um diferencial para quem trabalha no e-commerce. Através de um ERP é possível optar pela integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. O cliente muitas vezes busca a confiança nos canais que já conhece, e é uma forma de aumentar as chances de conquistar novos clientes e vender mais.

Campanhas adicionais

A Black Week compreende toda a semana de descontos especiais, caso tiver alguma promoção que possa ser estendida é um bom mote de venda.

Também tenha uma aba especial para as ofertas da Black Friday e da Cyber Monday, separando por categorias, populares ou percentual de desconto. Essas campanhas são oportunidades para vender mais, após um ano cheio de desafios.

É importante planejar cada passo para tornar a campanha um sucesso também de satisfação e alinhar atendimento e pós venda para que a campanha gere bons resultados para o negócio.

O que achou das dicas? Continue acompanhando o blog para mais conteúdos como estes.

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