fbpx

Empreendedorismo: Tendências de negócios para 2022!

Dentro desse conceito empreendedor, algumas áreas têm despontado como grandes oportunidades de negócios. Por isso, compreendê-las pode dar uma visão mais ampla sobre a capacidade de produção e como você pode melhorar ainda mais suas estratégias.

Embora estas áreas estejam despontando, existem muitas outras que também podem gerar bons resultados.

Por isso, quando você decidir empreender, é importante pensar em como você pode melhorar a sua vida e a das pessoas ao seu redor usando seus conhecimentos

Vem com a gente descobrir quais são as tendências de negócios para o próximo ano e comece agora mesmo a fazer seus planos! 

Como está o setor de empreendedorismo no Brasil?

Enquanto milhões de negócios fechavam por conta da quarentena, o dobro abria.

Isso porque as pessoas passaram a ter a iniciativa empreendedora.

Que tem como conceito começar algo desafiador para movimentar o mercado de alguma forma, além de garantir a sua renda, claro.

Então, para quem quer começar a empreender, estudar o mercado para poder iniciar é um bom investimento.

Ainda mais que o mesmo se expandiu por conta do aumento de usuários no mundo virtual.

Impacto da transformação digital nas tendências de empreendedorismo

Com o comércio fechado, as empresas não tiveram outra saída a não ser se adaptar à realidade causada pela pandemia.

Ou seja, tiveram que migrar para o mundo digital para continuar com o seu negócio funcionando.

Houve um crescimento nas compras online, o que incentivou ainda mais pessoas a começarem a utilizar essa forma de vender. 

Então, quem ainda está preso no mundo tradicional, precisa aprender sobre as novas tecnologias ou contratar alguém que seja responsável por tarefas desse setor.

E elas geram impacto significativos para qualquer empresa hoje em dia.

Confira alguns setores que tem crescido: 

E-commerce

O e-commerce é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos meses, porque mais pessoas passaram a comprar online. A tendência é que esse movimento de crescimento continue em 2022, pois novos consumidores devem entrar no segmento de compras pela internet.

Por isso, investir em lojas virtuais é uma excelente alternativa de negócio para quem deseja empreender em 2022. Um dos diferenciais desse segmento é que não costuma exigir um investimento altíssimo, uma vez que não há necessidade de alugar um espaço físico, ter gastos elevados de produção, entre outros.

Serviços de bem-estar e fitness

A pandemia de covid-19 fez com que o consumidor tivesse uma maior preocupação com seu bem-estar, consumindo mais serviços desse segmento. Além disso, passou a praticar mais exercícios, ainda que dentro de casa.

Para se ter uma ideia, o mercado de bem-estar tem crescimento anual entre 5% e 10%, de acordo com a consultoria McKinsey. No que se refere ao segmento fitness, o aluguel de equipamentos de academia para uso em casa também aumentou expressivamente.

Logo, esse é um segmento com potencial de crescimento, principalmente pela entrada de novos consumidores, aumentando a possibilidade de lucro do empreendedor.

Ensino EAD

Cursos online podem ser realizados em qualquer área de atuação, seja ela ligada ou não ao meio digital. Tudo o que você precisa é de conhecimento, ou seja, ser especialista no assunto que quer abordar. 

Você pode fazer um curso online sobre artesanato, culinária, marketing digital, design, e muito mais! 

Clube de assinatura

De acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, o mercado dos clubes de assinatura já movimenta mais de R$1 bilhão apenas no Brasil.

Atualmente, todo ou qualquer tipo de negócio pode ser estruturado dentro desse modelo. Funciona assim: clientes pagam mensalidades para receber produtos ou serviços periodicamente. 

Vale dizer que os clubes de assinatura têm como principal vantagem a oportunidade de lucrar com receitas recorrentes, ou seja, de um jeito bem mais sustentável e previsível para o seu negócio.

Consultoria

Entre as inúmeras possibilidades de atuar no mercado, prestar consultoria é uma das mais rentáveis ideias para empreender em 2022. Para isso, você precisa construir autoridade e conquistar uma audiência. Assim, você consegue converter seu público em clientes.

Saiba que na consultoria você pode atuar com profissionais que queiram se aperfeiçoar no mercado em que trabalham e melhorar suas oportunidades de crescimento.

Além disso, a consultoria pode ser 100% digital, tornando seus lucros ainda maiores e dando a você mais autonomia e flexibilidade de horários. 

Dropshipping

O dropshipping trata-se de uma intermediação que você faz entre o fornecedor e o consumidor final. Ou seja, seu negócio não possui estoque, pois você compra por encomenda para os seus clientes. 

Você deve estar se perguntando: “mas por que uma pessoa compraria de você se ela pode ir direto em quem está com o produto?”. A grande sacada desse modelo de negócio é que o consumidor não tem facilidade de acesso ao fornecedor. E é aí que você entra. 

Seu papel é identificar produtos que possuem potencial interesse do seu público, de preferência junto a fornecedores do exterior.

E aí, acha que essa matéria vai te ajudar a alavancar seu negócio? Compartilhe para ajudar outros empreendedores também. Confira outros artigos como esse no Blog da Hit.

Related posts