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Erros “fatais” que você não pode cometer no Facebook Ads

Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes, torna-se uma estratégia eficaz. 

É possível criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, assim, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

Por que você deve usar o Facebook Ads?

O Facebook Ads pode ser extremamente rentável a partir do momento em que essa estratégia é condizente com o perfil do seu público e seus objetivos de negócio, atuando de forma integrada com as demais ações já executadas pela sua equipe.

Além do amplo público usuário da rede, suas campanhas podem adquirir diferentes formatos, não se limitando apenas aos textos.

O poder de segmentação do Facebook Ads é enorme e você pode detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar. Também é possível fazer testes com o mesmo anúncio e mensurar os resultados, podendo replicar os melhores.

Agora que entendemos a importância das redes sociais e dos anúncios para impulsionar as vendas dos seus negócios, vamos entender o que você não deve fazer, os erros que são “fatais” e que você não deve cometer.

1º Erro – Usar o botão de promover publicação

Para quem já anunciou antes, provavelmente conhece o botão de promover. O que nem todos sabem, é que quando você utiliza esta opção, não consegue mensurar os dados sobre os seus resultados.  

Esse botão aparece para quem tem uma página ou um perfil profissional no Facebook, Instagram ou outra rede social, geralmente ele fica embaixo do post.

  • Não possui as diversas opções de impulsionamento do gerenciador de anúncios;
  • Não é possível testar mais de um público ao mesmo tempo;
  • Não é possível direcionar anúncios diferentes para públicos diferentes, somente para um tipo de público;

2º Erro – Não conhecer o público

Antes de iniciar qualquer campanha de anúncios, é preciso saber quem é seu público para saber como alcançá-lo. 

Você não pode apenas anunciar produtos para “mulheres” ou “homens”, porque esses são termos muito amplos e podem ser para qualquer pessoa. 

É importante saber quem é a sua persona, o seu público, idade, gênero e interesses.

O segundo grande erro é não fazer a segmentação de público.

Mas como fazer se você não conhece seu público? 

Se você não souber, vai acabar gastando um pouco mais para descobrir. 

A estratégia inicial é anunciar para públicos amplos e conforme os resultados forem aparecendo, dentro da plataforma do gerenciador de anúncios, você consegue ver quem são o seu público e segmentar as campanhas e anúncios.

Desta forma, as chances de conversão são muito maiores quando você fala para o público certo.

3º Erro – Não testar outras segmentações

É recomendado separar  20% a 30% do valor investido nas campanhas, para experimentar outros tipos de interesse que seu público pode ter, é uma forma de descobrir novos nichos de mercado dentro do seu próprio público, e ao descobrir, eles podem se tornar públicos personalizados. 

Um público personalizado é criado especificamente com base nos interesses das pessoas, informações demográficas e localização geográfica, por ser muito mais direcionado, o usuário tem a oportunidade de receber conteúdo recomendado que seja mais relevante para ele, e é muito mais econômico para anunciar, pois é bem mais assertivo.

Como são testes você perceberá se está dando bons resultados ou não, então é só mudar a estratégia, pausar o anúncio, modificar ou até mesmo criar outras campanhas e testar novos segmentos. 

4º  Erro – Não anunciar de forma personalizada

Esse erro é sobre enviar a mensagem do anúncio para todos os públicos usando a mesma linguagem e as mesmas artes.

O produto pode ser o mesmo, mas ele pode ser buscado para diferentes ocasiões e por diferentes pessoas, então para cada uma dessas diferenças podem ser identificados grupos personalizados, com possibilidade de personalizar para cada grupo de pessoas, fazendo assim, a mensagem chegar com precisão para a pessoa certa e no momento certo. 

Portanto, o quarto erro é: não enviar mensagens, artes, e linguagem de forma personalizada.

5º Erro – Não anunciar o produto de forma atrativa 

Se você está trabalhando com o vídeo, por exemplo, uma forma de deixar ele atrativo é trabalhar os primeiros 2 segundos dele, afinal esse é o tempo médio de visualização de um vídeo de anúncio nas redes sociais e outras plataformas de mídia.

Se a pessoa não se sentiu atraída pelo vídeo nos 2 primeiros segundos, normalmente, ela não assiste o resto.

É necessário dar mais destaque, colocar informações mais relevantes, trabalhar alguma coisa que prenda mais a atenção do público.

Outra coisa que pode fazer seu anúncio ficar mais atrativo é experimentar vários formatos, se você for usar só uma foto, faça mais de um anúncio. Teste! O mesmo texto com duas fotos diferentes, por exemplo. 

Quanto mais complexa for a venda mais você precisa disso, você precisa engajar e mostrar que seu produto tem valor que vai além do preço.

6º Erro – Não mensurar os resultados

É essencial mensurar os resultados para qualquer negócio. Quando você analisa, você compreende se suas estratégias de Marketing estão funcionando e se você está atingindo seus objetivos com os anúncios. 

Mensurando os resultados é possível entender quais produtos vendem mais, quais anúncios trazem mais resultados, quais são os mais clicados, quais vendem mais, entre outros dados. 

E o grande erro está em não mensurar esses resultados. 

Afinal, nem sempre o anúncio mais clicado é o que mais vende. Por isso, é preciso acompanhar de perto, entender o que deve ser otimizado e obter melhores resultados.

E aí, conseguiu visualizar quais erros está cometendo?

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