fbpx

Google Ads: O que é? Qual o custo? Por que anunciar?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que se destaca de todas as outras, pois oferece a possibilidade que as empresas que utilizam ferramenta possam se destacar para um público super segmentado.

Por exemplo, você tem uma loja de roupas esportivas, seu anúncio irá impactar apenas pessoas que têm esportes como interesse, seu anúncio não chegará até pessoas que não se interessam pela área.

A plataforma possibilita que você possa anunciar seu site, produto ou serviço para aparecer na primeira página de pesquisa do Google (em patrocinados), em sites parceiros ou em outras plataformas.

O Google Ads tem como sua principal base cookies e palavras-chaves, dessa forma os usuários conseguem estabelecer onde os anúncios serão exibidos.

A plataforma possui 5 tipos de anúncios que irão te ajudar a destacar a sua empresa.

5 Tipos de anúncios do Google Ads

1.    Anúncios na rede de pesquisa

É o formato mais popular da plataforma, eles ficam em destaque no início e no fim nas SERPS (Search Engine Results Page), há uma pequena legenda que diz “anúncio” para identificar que esse é um link patrocinado.

Este tipo de campanha funciona através de palavras-chave, sempre que alguém pesquisar pela sua irá aparecer o seu anúncio no topo da página para essa pessoa.

Essa é a melhor opção porque o usuário só precisa pagar quando a pessoa clica no link do anúncio e para aumentar as vendas, pois irá atingir diretamente o consumidor que está interessado em seu produto.

2.    Anúncios na rede de display

Anúncio em formato de banner, pode ser animado, com som, imagens ou vídeos, geralmente aparece em sites, blogs, aplicativos parceiros do Google ou noticiários, juntos eles formam a Rede de Display do Google, que chega a alcançar 90% dos usuários da internet do mundo inteiro.

3.    Anúncios no YouTube

Esse formato está cada vez mais popular, isso ocorre pelo fato do Youtube ser uma poderosa ferramenta de busca, de acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box, 86% dos usuários da plataforma acessam o YouTube pelo menos uma vez ao dia. Além disso, os usuários costumam passar muito tempo por lá: 44% dos respondentes passam pelo menos 5 horas por semana na plataforma.

Os anúncios feitos na plataforma são em formato de vídeo e passam no início da exibição ou durante. A melhor parte sobre esse formato, é que você só paga caso tenha interação com a campanha, se o anúncio for pulado antes de 30 segundos ou antes do fim, você não pagará nada.

4.    Anúncio para aplicativos

Esse formato é perfeito para negócios que possuem aplicativos e buscam expandir o seu número de downloads, ele é exibido para toda rede de pesquisa, YouTube, Google Play e outros apps.

5.    Anúncio no Google Shopping

Formato recomendado para quem tem uma loja virtual e quer divulgar seus produtos. Os anúncios do Google Shopping aparecem em uma barra no início da busca e recomenda produtos semelhantes ao que foi pesquisado pelo consumidor.

Como anunciar no Google Ads

Para criar um anúncio pelo aplicativo Google Ads, toque em “Mais”, no canto inferior direito da tela. Depois, pressione “Anúncio”, toque no ícone “+” e selecione a opção “Anúncio de texto”. Para prosseguir, preencha as informações do seu anúncio (URL do site, título e texto de descrição) e toque em “Salvar”.

Para seu anúncio ser exibido é preciso ter adicionado um cartão de crédito ou já ter pagado um boleto com o valor do orçamento, também é preciso que o seu anúncio tenha sido aprovado conforme as políticas da empresa.

Quanto custa anunciar no Google Ads

Não existem valores fixos na plataforma, quem determina quanto irá investir na sua campanha é você.

O usuário não paga pelo anúncio e sim pelo objetivo que estipulou para sua campanha, podendo ser contabilizado pela quantidade de cliques, impressões, visualizações ou conversões.

O Google Ads irá apresentar uma estimativa de resultados de acordo com o quanto você deseja aplicar.

Vantagens de anunciar no Google Ads

Ainda está em dúvida sobre a importância de anunciar o seu negócio no Google Ads? Não se preocupe, nós iremos te mostrar que essa plataforma realmente dá resultados.

1. Mídia de intenção

Imagine que você tem um loja de conserto de celulares e a tela do celular de um possível cliente quebrou, ele precisa encontrar um lugar que possa consertar, mas não conhece nenhum que seja de confiança, muito provavelmente sua primeira reação será procurar no Google “conserto de tela de celular”, lá ele poderá encontrar a sua loja no primeiro link da página de pesquisa. Essa é uma demanda gerada por intenção, ou seja, o provável cliente queria/precisava do serviço e buscou por ele ativamente.

2. Trazer para o seu negócio potenciais clientes

De acordo com a StatCounter, até o fim de 2019, o Google era detentor de 92,71% das buscas realizadas em desktop e mobile. No Brasil, o Google detinha em torno de 97,27% do market share de pesquisas.

O Google é o maior serviço de busca do mundo, geralmente sempre que uma pessoa quer saber de algo ela utiliza o buscador, seja pra tirar uma dúvida simples ou para uma grande compra. Por isso, as marcas, sejam elas grandes ou pequenas, precisam aproveitar as oportunidades para atingir seu consumidor em qualquer fase do funil de vendas.

3. Diversidade de segmentação

A plataforma conta com diversas ferramentas de segmentação, que tem o objetivo de alcançar o melhor desempenho para sua campanha. 

Palavras-chave

Os anúncios serão exibidos para as pessoas que pesquisam a palavra chave da sua campanha, por exemplo, sua loja vende celulares e você está anunciando o iPhone 13 através do google shopping, quando a pessoa pesquisar iphone a sua loja aparecerá como sugestão com o iPhone que têm a oferecer.

Segmentação por tópicos e canais

A plataforma permite escolher algum tópico específico, por exemplo casas para alugar em trancoso e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre viagens. Também é possível escolher canais específicos do Youtube para veicular anúncios, no caso de campanhas feitas nessa plataforma de busca.

Público-Alvo

Com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas que tenham um perfil estratégico para a sua empresa, mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.

Local de exibição do anúncio

Nesse caso, é possível escolher onde os anúncios irão ser veiculados: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).

Idade, local e idioma

Plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.

Dias, horários e frequência

Existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.

Segmentação por Dispositivos

Os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

4. Monitoramento em tempo real

Ferramentas de SEO e Marketing de Conteúdo funcionam, entretanto, é preciso de pelo menos 6 meses para começar a colher os resultados. E às vezes o seu negócio não tem todo esse tempo para ficar esperando apenas pelos resultados orgânicos.

No Google Ads há a possibilidade de receber resultados imediatos e monitorar em tempo real, o que torna uma grande vantagem para o usuário que não pode esperar que seu projeto de SEO comece a dar bons resultados.

É preciso que o Marketing de Conteúdo, projeto de SEO e os links patrocinados andem juntos para que tudo funcione da maneira certa.

E aí, acha que essa matéria vai te ajudar a alavancar seu negócio? Compartilhe para ajudar outros empreendedores também. Confira outros artigos como esse no Blog da Hit.

Related posts

Erros “fatais” que você não pode cometer no Facebook Ads

Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes, torna-se uma estratégia eficaz. É possível criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e,...

Leia mais...

TikTok Ads: Saiba como anunciar na rede social que vai além das dancinhas!

Com o TikTok, todas as empresas podem utilizar ferramentas criativas e recursos de desempenho planejados especialmente para os empreendedores criarem e publicarem anúncios e campanhas de marketing nas redes sociais. Neste post, vamos falar sobre os seguintes tópicos: O que é TikTok Ads? Por que usar o TikTok? Como...

Leia mais...