Hashtags: Como fazer o monitoramento nas redes sociais? Conheça as ferramentas!

Você sabia que as hashtags é uma estratégia digital poderosa que pode impactar no seu negócio? Mas não basta criar uma grande seleção de palavras e sair usando por aí: é preciso saber trabalhar de maneira inteligente e focada em resultados. Uma ótima maneira de aprender a colocar esse recurso em prática é usar ferramentas para monitoramento de hashtags. Com elas, além de definir os melhores termos a serem usados, é possível metrificar o sucesso e saber se o plano segue conforme o previsto.

A Hit apresenta vem trazendo dicas valiosas para você aprender a monitora as hashtags de suas redes sociais. Acompanhe a seguir.

Hashtag: o que é isso?

Sabe o “jogo da velha”? O símbolo (#) foi incorporado na internet e teve como um dos principais disseminadores o Twitter.

Ao adicionar o símbolo antes das palavras, que devem ser escritas sem usar a barra de espaço, é feito um hiperlink que direciona o usuário para uma página onde todos os conteúdos que tinham a mesma hashtag ficam reunidos.

Essa prática foi fundamental para que o uso das hashtags enquanto forma de segmentar um tipo de assunto na internet fosse disseminado não somente no Twitter, mas em todas as outras redes sociais que surgiram antes ou depois.

Afinais, como posso realizar o monitoramento de hashtags? Depois de esclarecer um pouco sobre o conceito básico (que provavelmente a maioria das pessoas conhece, mas sempre vale lembrar), é hora de apresentar as ferramentas mais indicadas para alcançar o objetivo.

O próprio Instagram

Infelizmente, o próprio Instagram não conta com um recurso que mostre aos usuários quais são as tags do momento, aquelas em que você deveria investir. Contudo, isso não significa que você não possa ter acesso a essa informação. Já é possível mensurar muito bem alguns aspectos importantes sobre elas.

Você pode ver quantos posts existem com aquela hashtag, o que pode ser considerado como uma métrica de popularidade.

O que isso significa? É simples: caso exista uma quantidade muito grande de posts que usam aquele termo em especial, é possível afirmar que a hashtag é popular. Existem chances de uma maior quantidade de pessoas entrar em contato com o seu post, porém, vale tomar cuidado, afinal ele pode se perder mais facilmente.

Quando ela é extremamente singular e desconhecida, também não é muito aconselhável investir naquela escolha de palavras. Isso porque as chances de alguém buscar pelo assunto de maneira espontânea são pouquíssimas — a não ser que sua marca seja muito grande e já tenha conseguido popularizar sua própria hashtag.

Também é possível analisar um terceiro cenário: caso a sua marca influencie os seguidores a usar uma hashtag personalizada e específica para o seu negócio (quando não são usadas palavras genéricas e populares em geral), dá para ter uma ótima noção a respeito do engajamento da campanha.

Quanto mais ela for usada, maior o engajamento e reconhecimento de marca por parte do público.

Keyhole

O Keyhole é uma ferramenta que permite monitorar hashtags no Twitter e no Instagram, as duas redes sociais onde a prática é usada com mais frequência.

No Facebook elas ainda não são tão populares e a usabilidade não é tão prática quando comparada com as duas primeiras redes.

Usar o site não é difícil: você adiciona qualquer hashtag no campo de pesquisa, seleciona a rede social desejada (dá para escolher uma só ou as duas de uma vez) e espera pelo carregamento da análise.

Pesquisei, para exemplificar, a hashtag #cat. Ela é uma das mais usadas nas redes sociais em todos os tempos, o que fez com que o site demorasse bons minutos até que terminasse seu carregamento.

Depois disso, é possível retirar algumas informações estratégicas a respeito da hashtag. Elas são as seguintes:

  • quantidade de postagens feitas com aquela hashtag;
  • alcance da hashtag;
  • número de usuários que postaram a hashtag;
  • impressões que ela causou, ou seja, a quantidade de pessoas que visualizou postagens que continham a hashtag.

Além disso, é possível continuar analisando o site e tirar informações valiosas como:

  • perfis que mais compartilham;
  • países onde ela é popular;
  • sentimento daquela hashtag — como as pessoas a vêem;
  • gênero dos perfis que fizeram os posts.

Top Hashtags

O site conta com menos recursos do que o anterior e tem uma interface muito mais precária, porém serve para analisar as hashtags mais usadas no mundo.

Ao clicar em uma delas é possível ver informações como as hashtags relacionadas, por exemplo, o que pode ser uma ótima ajuda caso a sua escolha seja muito popular (ou o contrário) e você precise de variações interessantes.

Também dá para buscar por uma hashtag específica e saber a quantidade de posts existentes com ela ao redor de todo o mundo.

Além disso, o site dá dicas de hashtags a partir de assuntos específicos. Se você fala sobre carros, por exemplo, mas se encontra sem ideias criativas, o site te ajuda.

No Top Hashtags, o monitoramento é retirado das seguintes redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, Tumblr e Ello.

WebStagram

O site é focado em hashtags feitas no Instagram e dá informações interessantes como as hashtags mais usadas no momento.

Ao clicar em cada uma delas, ele dá uma visão completa dos posts de forma que os dois anteriores não fazem. Além do nome dos usuários, ficam exibidas também as imagens que foram compartilhadas, sem a necessidade de sair da página para visualizar o teor dos conteúdos.

Ela não dá, porém, números ou análises estratégicas das hashtags: sua função é mostrar como aquele termo vem sendo usado pelos usuários.

O mais interessante de todos os três sites apresentados é que eles são extremamente fáceis de serem usados e não demandam muito trabalho. Depois de segundos de espera, é possível retirar informações valiosas para enriquecer ainda mais a estratégia de redes sociais do seu projeto.

E então? Acredita que as ferramentas para monitoramento de hashtags podem ser úteis para você? Se você gostou comece agora descobrindo as hashtags mais utilizadas para aumentar sua audiência.

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