O marketing humanizado, assim como o nome já sugere, é aquele que busca humanizar os processos e estabelecer conexão com os usuários. Esse tipo de marketing começou a se tornar uma tendência quando as marcas buscaram aumentar o processo de humanização dentro dos seus processos, o que foi fortalecido através do Marketing Digital.
Isso aconteceu, principalmente, como reflexo do que as pessoas buscam e desejam encontrar em uma empresa. Atualmente, os consumidores não querem apenas consumir, mas sim ter uma boa experiência durante todo o processo de compra.
Para que isso seja possível, as empresas devem investir pesado em criar um relacionamento com o consumidor durante todas as etapas do funil de vendas, disponibilizando conteúdo e focando nas necessidades dos futuros clientes.
Vale ressaltar que não existe apenas uma forma de implantar essa ação, cada empresa pode fazer do seu jeito, sem seguir nenhuma fórmula pronta. O marketing humanizado deve seguir três pilares: a emoção, a empatia e a ética. Por isso, é importante adequar os seus processos para atingir esses pontos.
A relação entre marcas e pessoas se tornou muito mais próxima através das possibilidades do mundo digital.
As redes sociais deram start nesse processo, mas não foi apenas ali que essas mudanças seguiram.
A internet facilitou a vida das pessoas, e uma vez que as marcas migraram para lá, elas precisaram entender que tinham que internalizar este papel também.
O Google se tornou um lugar onde as pessoas procuram por soluções.
E empresas possuem serviços ou produtos que funcionam como solução para as dores destas pessoas.
O marketing das empresas passou a ter que se preocupar com isso. Caso contrário eles não teriam espaço ali.
Com a internet em jogo, o marketing digital deixou de ser um processo unilateral, e começou a se tratar de RELACIONAMENTO!
Uma das maneiras mais conhecida de tornar o conteúdo mais humano, é o Storytelling.
Mas esta não é a única maneira, muito menos a mais efetiva de todas as estratégias.