Qual o melhor site para o meu negócio?

Nos anos 90, a internet se tornou uma das maiores inovações da tecnologia moderna. Com isso, muitas empresas viram uma oportunidade incrível: estrearem seus sites na World Wide Web. Porém, existiam limitações, ou seja, grande parte das páginas era basicamente um grande banner de divulgação das empresas.

Algumas corporações, nos anos 90, não sabia como trazer seus produtos ou serviços para a internet, por isso que grande parte das páginas da época eram meros mostruários, continha apenas o nome da marca, às vezes, o logo e nada mais.

Felizmente, nos dias de hoje a internet está muito mais útil esteticamente e “empresarialmente” falando, existe opção para tudo o que é gosto e cliente, por isso antes de criar ou reformar o site da sua marca, é parte essencial, entender qual tipo de site irá representar melhor o seu empreendimento. 

Neste artigo, explicamos quais os principais tipos de sites existentes, e quais vantagens de cada um. Confira:

 

1. Site On-page:

Um site simples e intuitivo porque a medida que o usuário percorre o conteúdo, a informação é carregada em uma única página. É um tipo de site ideal para aplicativos mobile, porque ele costuma carregar de forma rápida.

Empresas que tem o intuito de atingir o público jovem e ocupado, optam por esse tipo de site, pois assim que clicam em qualquer link do menu o site rola até automaticamente até determinada seção sem a necessidade de abrir outra página.

2. eCommerce:

Sites de comércio eletrônico, pois é possível comprar ou vender nesse tipo de site, ou até mesmo contratar um serviço. Para quem pretende expandir seus negócios, é o ideal para exibir sua vitrine online.

Seguro e intuitivo, eles foram construídos com o sistema de verificação que possibilita que o consumidor compre diretamente da loja online. Porém, requer atualização constante da loja para mantê-la sempre com produtos novos, modificações de preços, peso do produto para cálculo do frete, etc.

3. Site Institucional:

É o mais comum, mais usado pelas empresas, pois serve de cartão de visita online delas ao adicionarem páginas com informações sobre o serviço, produtos, preços e formas de contato. É o mais em conta para se produzir, porém não garante muita visibilidade quanto a buscas. É ideal apenas para apresentar sua empresa de forma profissional para o cliente.

Sites institucionais responsivos, com recursos que enriquecem o seu site e facilitam a captação de clientes. O seu cliente está à procura de seu produto ou serviço através do celular ou tablet? A alternativa que ajuda na captação deste cliente é um site responsivo. Neste formato, o cliente consegue navegar facilmente pelo seu site através do celular ou tablet. A probabilidade de se interessar pela sua empresa fica ainda maior.

Leia mais sobre Sites Institucionais nesse post.

4. Site Dinâmico:

Um tipo de site, que como o nome já evidencia, oferece dinamismo e permite que alterações sejam feitas de maneira mais fácil. O site permanece sempre com ar de fresco, já que o conteúdo pode ser constantemente atualizado.

A empresa pode investir em Marketing de Conteúdo e Otimização de Buscadores (SEO), já que além do conteúdo institucional, há a incorporação de um Blog. Assim, ferramentas importantes são atribuídas ao site, cativando clientes e fortalecendo a relação com a audiência, atraindo e nutrindo também, os Leads.

Banco de dados, é uma ferramenta para armazenamento, organização e consulta de informações. Sites dinâmicos usam essas informações coletadas dos usuários (ao qual está conectada por programação) e a insere em seu conteúdo a cada vez que é carregada. Portanto, a cada vez que a informação armazenada muda, a página conectada a ele atualiza seu conteúdo automaticamente sem interferência humana.

4. Landing Page:

As Landing Pages ou Páginas de Destino, originalmente são páginas de conversão focadas em transformar seu tráfego em Lead e seu Lead em cliente. Se um cliente busca no Google por determinado assunto e acessa um post no Blog do seu site, por exemplo, essa publicação será a página de aterrissagem.

Por meio de um CTA (Call to Action), formulários e ofertas tais páginas capturam informações do seu visitante, sendo assim, umas das principais funções da Landing Page é convencer o visitante a disponibilizar algumas informações como o e-mail em troca de algum material digital, como um e-book ou uma consultoria.

No momento, vale utilizarmos exemplos para que não reste dúvidas sobre o que é Landing Page: Vamos supor que você queira que o usuário de seu site ou blog baixe um e-book, que você criou como isca digital.

Para isso, entre outras estratégias, caso o conceito de Landing Pages não esteja muito claro para você, confira o conteúdo.

5. Site HTML:

 

Sites estáticos, que na prática significa que não tem interação com banco de dados nem demanda processamentos do lado do servidor (Sever Side). Simplificando, páginas HTML são arquivos interpretados diretamente pelo navegador do usuário.

Isso significa, também, que para fazer alguma alteração no site, como a atualização de informações ou a criação de uma nova página, é necessário editar todas as páginas “na mão” mesmo. Sem esse trabalhão, as páginas do site ficam todas quebradas. É por isso que tanto a criação quanto a atualização de um site estático requerem um profissional gabaritado.

Quanto à personalização das páginas, só o HTML consegue reproduzir exatamente tudo o que o projeto propõe. Por mais que o CMS ofereça milhares de templates, há certa limitação que não atende a projetos mais rebuscados. Outra vantagem de construir páginas HTML é o maior potencial de SEO. Explorando os codificadores HTML, é possível levar um site novo ao topo dos resultados nos buscadores de forma mais rápida.

 

5. Site em Construção:

Esse tipo de página é usada para informar os visitantes de quaisquer novos recursos que precisarem ser ativados no site.Usa-se também, para mostrar links de suas páginas em redes sociais ou coletar e-mail para marketing.

O fantástico desse tipo de página é que enquanto a seu site não está no ar, vai poder editá-lo com calma antes de lança-lo. Outra vantagem é que todo esse suspense gera curiosidade no público e divulgam-se outros meios de contato.

5. Catálogo Virtual:

 

O catálogo virtual é essencial para qualquer negócio que tem como objetivo divulgar seus produtos.  Além do custo reduzido, já que não é necessário imprimir esses materiais, você consegue alcançar pessoas de qualquer região.

É uma excelente forma de divulgação, selecionar boas fotos do produto e mostrar os seus diferenciais. Dessa maneira, seus resultados tendem a melhorar. No entanto, é preciso se dedicar na produção desse material para passar credibilidade aos consumidores e encantá-los.

Portanto, dedique-se ao criar o seu catálogo, pois ele é uma peça fundamental em sua estratégia de marketing.

Independente do tipo de site que você escolher, é necessário pensar sua comunicação visual e conteúdo pensando no que o seu público gosta e pelo que se interessa, porque seu site acaba se tornando o seu “cartão de visita”.

Não esqueça que você pode contar conosco para criar seu Site ou Blog, entre em contato!  

 

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