Principais ferramentas de Marketing Digital

À medida que as empresas vão adotando o Marketing Digital como possibilidade de  gerar mais oportunidades de negócio, nasce uma necessidade de tornar os processos realizados nessa estratégia mais eficientes, como a produção de conteúdo, a geração dos leads, relação com possíveis clientes, entre outros.

E nesse cenário de constante crescimento da busca pelo Marketing Digital, faz aumentar ainda mais a busca de ferramentas para automatizar diversas tarefas manuais que demandam muito tempo na execução. Com as ferramentas, é possível lidar com um volume grande de informação, otimizando tempo e assim potencializando os resultados.

As ferramentas de Marketing Digital, são um exemplo de solução eficiente que as empresas têm procurado para fazer uma redução no custo de aquisição de novos clientes. Tanto na implementação de estratégias avançadas, quanto nas básicas, elas vêm sendo muito utilizadas em vários tipos de negócio.

Mas, não é possível fazer marketing na Internet sem conhecer as ferramentas certas pois, são elas que fazem a mágica acontecer. Confira abaixo as ferramentas de marketing, gestão e vendas, e os seus diferentes usos e entenda o quê e como escolher as melhores opções para a sua empresa:

 

Ferramentas de SEO

Para SEO, existem ferramentas com finalidades diferentes com bons planos de otimizações para alcançar excelentes posições nos motores de busca. O usuário encontra oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.

Palavras-chave

Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são:

  • SEMrush
  • Ahrefs
  • Ubersuggest
  • SEO técnico

Para SEO técnico, as melhores ferramentas são:

  • Screaming Frog
  • MozBar
  • Yoast
  • Google XML Sitemap

As ferramentas de SEO técnico possuem funções variadas que ajudam a checar a autoridade de domínio seu e do seu concorrente, averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados, entre outras funções.

Backlinks

As ferramentas de Backlinks são importantes para checar os links que você recebe, a qualidade desses links e fazer uma análise de quais links devem ser removidos ou redirecionados.

As ferramentas para conferir os backlinks do seu site são:

  • Google Search Console
  • SEMrush
  • Ahrefs

Ferramentas de análise

As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso da estratégia e dos resultados obtidos.

Análise de métricas

Além das ferramentas que já têm um Analytics próprio, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.

Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.

Bons exemplos são:

  • Google Analytics
  • Search Console
  • Kissmetrics

Análise de concorrência

Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.

Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.

Algumas das ferramentas mais populares são:

  • SEMrush
  • BuzzSumo

Ferramentas de Design

O design é fundamental em nosso dia a dia, e não seria diferente em uma estratégia de marketing digital. O conteúdo visual é cada vez mais uma tendência para a comunicação online.

Ferramentas de imagens

O visual de um site ou blog é fundamental para o sucesso e para gerar uma conexão com o leitor. É importante encontrar um identidade visual para a sua empresa e o design é fundamental nisso.

Muitas empresas têm dificuldade para um investimento inicial em design, por isso, boas ferramentas são os bancos de imagem gratuitos.

Além deles, temos algumas ferramentas essenciais para a edição, criação e tratamento de imagens como:

  • Canva
  • Photoshop
  • Ilustrator

Ferramentas de vídeos

Os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet e um dos mais queridos pelo público. Investir em uma estratégia de vídeo pode potencializar bastante a sua estratégia de marketing.

Ferramentas para edição dos vídeos, para adicionar efeitos, criar vinhetas, fazer montion graphic, entre outras coisas.

Dentre as mais populares estão:

  • Adobe Premiere
  • Final Cut
  • After Effects

Ferramentas de CRO

Entender as conversões do seu site e de sua estratégia online como um todo é essencial.

Boas ferramentas que possibilitam isso são:

  • SumoMe
  • Hotjar

Enquanto a primeira possibilita integrar as informações e acompanhar seus contatos pela jornada em seu domínio, a segunda oferece mapas de calor para identificar quais são os melhores pontos do seu site ou blog e os que podem ser melhorados.

Ferramentas de Automação

Ferramentas de automação são usadas para integrar sua estratégia, enviar emails, gerenciar suas leads e facilitar o contato entre marketing e vendas. Elas também permitem a criação de testes A/B, criação de fluxos de trabalho etc.

Boas ferramentas de automação são:

  • HubSpot
  • Pipefy
  • Mailchimp
  • RD Station

Ferramentas de Relacionamento Interno

As ferramentas de relacionamento interno são muito importantes para facilitar a comunicação entre diferentes setores da empresa. As duas ferramentas mais indicadas são o Slack e o Zendesk.

Enquanto o Slack é um canal de troca de mensagens, funcionando como um WhatsApp corporativo, o Zendesk permite que a abertura de tickets para solucionar problemas e centralizar a informação.

Ferramentas de redes sociais

As ferramentas de Redes Sociais são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Elas permitem profissionalizar sua estratégia nas redes sociais, realizando de forma automática agendamento de posts, acompanhamento de métricas e a centralização da estratégia em diferentes redes.

As principais ferramentas são:

  • Quintly
  • Hootsuite
  • Buzzsumo
  • mLabs

Ferramentas de gestão de projetos

Asa ferramentas de gestão de projetos são importantes para integrar diferentes setores e coordenar as tarefas que são necessárias para atingir um objetivo a partir de um cronograma de planejamento detalhado. As principais ferramentas são:

  • Trello
  • Asana
  • Evernote
  • Calendly

Posts relacionados

Ferramenta para criação de eventos, novo recurso no Google Maps

A Google começou hoje (25) a liberar a criação de eventos públicos dentro do Google Maps. O recurso tem algumas diferenças em relação aos eventos do Facebook, mas permite que os usuários programem atividades em locais públicos listados no...

Leia mais...

Pesquisa aponta, que para abrir um e-commerce, investimento é de, em média, $ 1 mil

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Só no primeiro semestre de 2018 foram abertas mais de 1,2 milhões empresas — aumento de 10,7% se comparado a 2017. Desse total, mais de 81% delas são MEIs...

Leia mais...

O marketing digital como protagonista no aumento de vendas do e-commerce

O comércio eletrônico se mostra promissor a cada ano e para 2019 as projeções são animadoras, como revela estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) sobre a venda online, que deve movimentar R$ 79,9 bilhões. Diante desta expectativa...

Leia mais...

Deixar um comentário