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TikTok: sua marca está na rede social do momento?

Inicialmente conhecido por musical.ly, o TikTok foi lançado em 2014 e já nasceu lançando tendências. Foi a partir dele que a dublagem em vídeos curtos viralizou e essa foi a grande sensação da época. Mas, apenas em 2019 a empresa mudou de nome para TikTok, reposicionando sua marca e se consagrando como a quarta maior rede social do mundo.

Vídeos do músical.ly by Super Teen

Embora esteja em quarto lugar no ranking das redes sociais, o TikTok é a rede social com o maior número de usuários ativos. Impulsionado pela pandemia, a plataforma alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, isso representa um crescimento de 45% desde julho de 2020. 

Segundo um estudo elaborado por pesquisadores de universidades federais de Minas Gerais, os brasileiros aumentaram mais de 60% o contato com telas como celulares, televisão, computadores e tablets, estendendo as horas que se expõem às telas de 6,5 horas para 10,5 horas diárias. 

Apesar dos dados e das infinitas possibilidades que o TikTok oferece às marcas para conseguirem alcançar e conquistar consumidores, muitas empresas ainda não têm ideia de como explorar a plataforma. Algumas ainda acreditam ser uma rede social voltada para os mais jovens e não têm ideia de que seu público também pode estar lá. 

Esse artigo irá desmistificar mitos que estão à volta dessa plataforma e explicar porque as empresas grandes, médias e pequenas precisam estar atentas a essa rede social que às vezes parece tão difícil de entender como funciona até mesmo para profissionais de comunicação.

Na sociedade atual é do TikTok que saem as tendências, e sua marca deve se preparar para lançar tendências com auxílio da plataforma.

Qual público está no TikTok?

Dados apresentados em entrevistas recentes evidenciam o sucesso que transformou a plataforma conhecida por seus vídeos curtos em um grande fenômeno.

Há uma variedade de faixa etária e gênero em relação ao público do TikTok, em sua maioria são mulheres da geração Z nascidas entre 1996 e 2010.

Frequência e engajamento na plataforma

Por ser uma plataforma que incentiva que todos os criadores sejam iguais e que o conteúdo chegue aos outros usuários independentemente da quantidade de seguidores, isso incentiva as pessoas a continuarem produzindo e interagindo na plataforma, gerando uma taxa de engajamento maior do que em outras plataformas.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

Se a sua marca anunciar ou passar a criar conteúdos na plataforma terá muito mais chances de impactar o seu público, pois essa é uma rede social com alta capacidade interação por conta do sistema de recomendação, que se difere das outras redes. 

O feed dos usuários é dividido em duas partes: a primeira mostra as contas que o usuário segue e a outra são indicações do algoritmo, na aba “For You”.

90% da aba For You é feita pelo algoritmo de recomendação. As interações são as principais métricas, seguida pelo tempo de visualização, que é a mais efetiva. A partir do cadastro com dados do usuário, da marcação de suas preferências e dos níveis de interação e tempo de tela, o sistema reconhece os interesses e passa a indicar conteúdos de afinidade com o usuário.

Essa assertividade nas recomendações resulta em um maior tempo de navegação na plataforma.

Há uma variedade muito grande entre seus usuários, por isso, é muito possível que o público da sua marca também esteja presente na plataforma e esteja consumindo conteúdos do segmento da sua empresa, o algoritmo do TikTok irá ajudá-lo a chegar até essas pessoas, mesmo que você não possua tantos seguidores.

O próprio TikTok possui diversas ferramentas que fazem com que você possa explorar toda a sua criatividade e usar sua voz para encontrar seu público.

O que o TikTok tem a oferecer às marcas?

O TikTok for Business que tem como objetivo estreitar a relação entre as marcas e os usuários do aplicativo foi finalmente lançado no Brasil no início deste ano. 

Essa plataforma chegou para reestruturar as estratégias de marketing das empresas através da dinâmica de vídeos curtos propostos pela rede social desde 2014. Além disso, a geração que domina o aplicativo e lança todas as tendências atuais, têm expectativas, sobre as marcas, diferentes das gerações anteriores como diversidade, inclusão, atitudes positivas e experiências inovadoras.

“A autenticidade se tornou a moeda cultural das marcas. É preciso ser real e construir uma relação verdadeira com o seu público. Os usuários querem anúncios mais divertidos, porque engajam mais. É uma oportunidade para as marcas construírem um engajamento forte para quem é relevante”, destacou Gabriela Comazzetto, chefe de Soluções Globais do TikTok no Brasil.

À vista disso, é preciso que as empresas, independente do seu tamanho, fiquem atentas a essa rede social e seu público, pois atualmente tudo o que é viral e tendência sai dela, e ficar de fora é como se excluir parcialmente do mercado e se colocar atrás dos seus concorrentes.

Ative a interatividade 

Na aba Challenge você pode lançar desafios de música e dança para promoções de seus produtos. É possível aproveitar as tendências da plataforma e criar outras a partir das existentes.

Acompanhe em tempo real

Acompanhe a performance da sua marca no app em tempo real.

Engaje com o seu público

Crie engajamento com usuários que estão na vanguarda das tendências e movimentos mais atuais. Seja relevante, faça parte das tendências que importam.

TikTok Creator

O TikTok Creator Marketplace, reúne mais de 35 mil criadores em 20 países e regiões, que podem receber convites para realizar ações publicitárias.

Por meio desta plataforma, as marcas podem buscar criadores de conteúdo em diversas categorias e analisar seu alcance no TikTok com dados como visualizações e engajamento.

Não importa a forma que você esteja buscando engajar a sua marca no TikTok, a própria plataforma te dá as ferramentas para que você possa ser bem sucedido em conquistar seu público e mostrar a voz da sua empresa e quais causas você engaja.

Horários no TikTok
Os dias que acumulam mais views são sexta e quinta. Já domingo registra menor número de uploads, mas possui a maior média de views por vídeo. Os horários que se destacam são 13h e 22h.

Gostou das dicas? Compartilhe para ajudar outros empreendedores também! Veja mais sobre o assunto em: Zoom e TikTok são os aplicativos mais baixados no Brasil na quarentena.

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