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Uma ferramenta para vender, faturando muito mais: Instagram Shopping

Vamos começar por: O que é o Instagram Shopping? 

É uma funcionalidade do Instagram que permite que você deixe os preços em exposição juntamente com o produto, funcionando como uma vitrine virtual. Mas antes de aprender como configurar você precisa saber quais são os pré-requisitos para ativar a funcionalidade: 

  • É preciso que a conta no Instagram seja um perfil comercial;
  • Tenha uma e-commerce, o Instagram Shopping apenas direcionar para o site em que os  produtos são vendidos 
  • É necessário vender produtos físicos dentro das normas do Instagram; 
  • A conta comercial deve estar conectada a um catálogo do Facebook. 
  • A localização da empresa deve ser no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha

 Por que usar o Instagram Shopping?

A resposta é muito simples, a jornada de compra do consumidor se torna muito mais fácil. O cliente vê seu produto com o preço e decide mais rapidamente se irá comprar ou não, com o Instagram Shopping ele será logo redirecionado ao site e para realizar a compra. 

De acordo com depoimentos no site do Instagram, muitas marcas conseguiram aumentar o tráfego em 44% e a receita em mais de 8%.

Depois de conhecer as vantagens que o Instagram Shopping vai te proporcionar, vamos ao passo a passo: 

1 – Integração do Instagram com o Facebook

  • Na página da sua loja no Facebook, clique em “configurações” no canto superior direito;

  • No canto inferior esquerdo, clique em “Instagram”;
  • Onde está escrito “Adicione sua conta no Instagram para começar”, do lado direito, clique em “entrar”;
  • Coloque seu nome de usuário ou email e a sua senha do Instagram.

Após inserir o seu email, telefone e um endereço, seu perfil será oficialmente profissional, associando a página do Facebook com a do Instagram.

2 – Catalogar os produtos

Existem duas formas catalogar seus produtos, uma pela própria página do Facebook e outra pelo Gerenciador de Negócios. O primeiro é mais simples, mas o segundo pode te dar menos problemas à longo prazo. 

O Gerenciador de Negócios te permite monitorar e gerir todo o sistema em um só ambiente. Este modelo é um pouco mais trabalhoso.

Vou apresentar os dois abaixo, confira:

Catálogo pela página do Facebook

  • Entre na página da sua loja no Facebook e, no canto superior direito, clique em “configurações”;
  • Do lado esquerdo, clique em “modelos e guias”;
  • Role a página para baixo e acesse “lojas”, seguida da opção “ativada”;
  • Volte na página principal e clique em “loja” do canto esquerdo;
  • Seleciona o método de finalização da compra para direcionar as pessoas para outro site;
  • Defina qual moeda você vai trabalhar (real, dólar, libras..).

A partir de agora, a sua loja está ativa! 

O passo seguinte é adicionar e catalogar os produtos. Para isso, insira todas as informações dos seus produtos: imagem ou vídeo, nome, preço, descrição, URL para o meio de pagamento (pode ser para um link do PagSeguro, Mercado Pago ou para a página de venda da sua loja virtual)

O Facebook dá um prazo de 1 à 3 dias para aprovação de novos produtos cadastrados. Após o período e com a confirmação pronta, você já pode começar a vender.

Catálogo pelo Gerenciador de Negócios

Para fazer o catálogo pelo Gerenciador de Negócios, você vai precisar fazer um cadastro. Ele pode ser feito através deste link: Gerenciador de Negócios.

  • Clique em “criar conta” utilizando o mesmo email que você usa para logar no Facebook.
  • Ao criar a sua conta, informe o nome da sua empresa, o seu nome e email.
  • Você será redirecionado para a página principal do Gerenciador de Negócios. No canto superior direito, clique em “configurações”.
  • No canto esquerdo, clique em “páginas” e, depois, no meio da tela, clique em “adicionar página”.
  • Você pode copiar a URL da sua página do Facebook e colar no Gerenciador de Negócios.

Agora é preciso criar o catálogo. 

  • No canto superior esquerdo da sua página, clique em “Gerenciador de Negócios”
  • Na coluna “ativos”, acesse “catálogos”
  • No canto direito, clique em criar “catálogo”
  • Selecione “Comércio Eletrônico”
  • Escolha qual o perfil do Facebook você vai usar e o nome do catálogo
  • Selecione “adicionar produtos”
  • Escolha para adicionar manualmente
  • Insira todas as informações e espere a aprovação do Facebook.

Indicado caso tenha um número maior de produtos a serem monitorados, assim vai facilitar o seu trabalho à longo prazo.

3 – Marcar os produtos nas imagens no Instagram

  • Após a aprovação do Facebook, vá ao seu perfil do Instagram e clique em configurações (à direita);
  • Selecione a aba “compras”. Nesta aba, o catálogo de produto que você fez no Facebook irá aparecer para você. 
  • Selecione o produto de escolha;
  • Vá na publicação feita no feed, clique em “editar” e, em seguida, “marcar produtos”;
  • Digite o nome do seu produto e posicione a marcação na foto (como faz quando vai marcar um amigo).

Agora a sua loja está habilitada no Instagram Shopping e as chances das suas vendas aumentarem são enormes! 

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